Colonoscopia: Você não Precisa ter Medo!

Home Colonoscopia: Você não Precisa ter Medo!

Colonoscopia: Você não Precisa ter Medo!

Apesar de sua importância para detectar o câncer precocemente e, assim, permitir a aplicação terapêutica mais efetiva, o senso comum ainda resguarda muitas más interpretações a respeito deste exame e muitas pessoas temem o exame seja por medo da dor ou dos cuidados posteriores. 🤔

Por isso vou esclarecer alguns mitos e verdades sobre ele:
01. Dor durante o exame – MITO 
O paciente é sedado e, assim, não sente nada durante o procedimento. Todavia, o preparo pode ser desconfortável, haja vista a necessidade do uso de medicamentos laxativos que esvaziam o intestino grosso e permitem o estudo do cólon.

02. Colonoscopia anual é indicada a todos os pacientes – MITO
Existem algumas situações em que a colonoscopia para diagnóstico é indicada, mas isso não significa que deva ser feita anualmente.

03. Efeito colateral ou desconforto após o término – VERDADE
Devido à sedação, o paciente pode sentir sonolência após o exame. Também pode ocorrer desconforto abdominal, devido aos gases inseridos no intestino para melhorar a visibilidade durante o procedimento. Sangramentos podem acontecer quando há necessidade de biópsia ou remoção de pólipos. Essas manifestações desaparecem depois de algumas horas – caso contrário, procure seu médico.

04. É possível retirar tumores – VERDADE
Pequenos tumores e pólipos (grupos de células que se formam na mucosa colorretal) podem ser removidos. Na maioria dos casos isto é feito já durante a colonoscopia, com um pequeno laço preso ao aparelho, cortando o pólipo pela base.

Categorias