fbpx

Colonoscopia

Home Colonoscopia

colonoscopia

Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame comumente solicitado pelos proctologistas. Mas, ele possui muito mais funções do que apenas examinar. Vamos esclarecer o que é este exame e por que ele é tão importante!

 

Colonoscopia: o que é e por que é tão importante

A colonoscopia é um exame que vê o intestino grosso (cólon) por dentro. O exame é realizado com um aparelho que entra no intestino através do ânus e se estende por todo o cólon e uma pequena parte do intestino delgado. Devido ao desconforto que pode causar ao paciente, tanto pela região que manipulada quanto pelas cólicas, a colonoscopia geralmente e realizada sob sedação/anestesia.

Nesse exame, podemos diagnosticar inflamações, algumas alterações de vasos sanguíneos, lesões pré-cancerígenas e câncer, entre outras patologias. A grande vantagem é que no mesmo momento é possível biopsiar (para tratamento específico) e também tratar muitas doenças.

Ela está cada vez mais difundida pois é um exame excelente para rastrear e prevenir o câncer de intestino grosso. Durante a colonoscopia, identifica-se pequenas lesões que possam virar câncer e se retira, não deixando que elas se desenvolvam, dessa forma, conseguimos evitar o câncer de intestino.

Por isso, o exame está indicado para homens e mulheres acima de 45 anos e antes, se houver algum sintoma ou história na família.