fbpx

Incontinência fecal

Home Incontinência fecal

Incontinência fecal

Não conseguir segurar as fezes, os gases, ou mesmo só uma sujeirinha recorrente na roupa íntima caracteriza a incontinência fecal. Essa dificuldade pode estar associada a problemas nos músculos da região anal ou à parte neurológica. Pacientes com músculos machucados por cirurgias, partos vaginais difíceis, entre outros, fracos, ou com perda da sensação de que precisa ir ao banheiro (por doenças neurológicas, diabetes) acabam por apresentar a incontinência.
A incontinência fecal traz perda da qualidade de vida, vergonha, diminuição da atividade social e sexual, e a maioria das pessoas não procura ajuda.
Existem exames que detectam o motivo da perda, são eles manometria anorretal, latência do nervo pudendo, ressonância magnética, não sendo necessários fazer todos os exames. Com o diagnóstico do motivo da incontinência, é realizado o tratamento voltado para a resolução e que necessita empenho e paciência do paciente, passando por exercícios fisioterapêuticos, reeducação alimentar e possíveis procedimentos cirúrgicos.