fbpx

Câncer de Cólon

Home Câncer de Cólon

Câncer de Cólon

O câncer do intestino grosso é um dos cânceres mais comuns tanto em homens quanto em mulheres. Ele é uma doença silenciosa no seu início, assim como os demais tumores, em fases mas avançadas cursa com sangramento, fezes enegrecidas, dor e estufamento abdominal, alteração da rotina de evacuações (diarreia ou constipação).
O diagnóstico é feito pela colonoscopia, assim como sua prevenção. Sim! Existe como evitar! Realizar colonoscopias a partir dos 45 anos pode detectar e prevenir que lesões pré-malignas cresçam e tornem-se malignas.
Alguns outros exames colaboram no planejamento do tratamento, que é baseado na cirurgia de retirada da parte do intestino grosso que esta com o tumor. Na maioria dos casos, a colostomia (bolsa para saída de fezes na barriga) não é necessária e é importante conversar com seu médico sobre os riscos de necessitar.
A cirurgia é considerada de médio porte e pode ser realizada de forma convencional, com corte grande, ou por videolaparoscopia, com pequenos furos abdominais. 
A necessidade de quimioterapia geralmente será definida após a cirurgia e da análise da peça que foi retirada.
Apesar de ser um tumor com possíveis consequências de difícil adaptação, ainda há um taxa de cura considerada alta, principalmente se detectado em estágios precoces.