Fistulas

Home Fistulas

Fistulas

As fístulas anais são um problema relativamente comum, porém pouco falado. Tem sintomas semelhantes à doença hemorroidaria e à fissura anal, com dor, sangramento – geralmente em pequena quantidade – , saliência anal que pode ser dolorosa ou não, e também costuma apresentar uma secreção clara em pequena quantidade que suja a roupa intima.
Elas são um trajeto que liga a parte interna do reto com a pele, como as fezes ficam em contato com esse trajeto, ele se mantem sujo e com inflamação. Essa inflamação é que suja a roupa íntima, e que deixa a região dolorosa; e o pontinho saliente é o fim do caminho que essa inflamação percorre e por onde ela sai.
O exame físico é suficiente para o diagnóstico na maioria das vezes. Em alguns pacientes é necessário exames complementares, como em pacientes que já realizaram cirurgia antes, que tenha suspeita de doença inflamatória intestinal ou outras doenças.
A única forma de tratamento é a cirurgia e existem diversas opções de cirurgias, inclusive com opção de uma cirurgia ou várias cirurgias em série. Apenas após avaliação do proctologista é possível definir qual a melhor para cada caso, já que a escolha é dependente do envolvimento dos músculos do ânus para manter a continência fecal.